quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

triceratope

O dinossauro conhecido como triceratope tinha aparência semelhante à do rinocerontemoderno. No entanto, ele possuía três chifres pontudos na cabeça. O nome triceratope significa justamente isso, “cara de três chifres”. Ele também tinha uma espécie de gola de tecido ósseo que rodeava a cabeça como um enorme colar.

Quando e onde viveu o triceratope

O triceratope viveu há cerca de 65 milhões de anos. Foi um dos últimos dinossauros a viver na Terra antes que todos os animais desse tipo desaparecessem. Fósseis ou remanescentes de triceratope foram encontrados na América do Norte.

Características físicas

O triceratope era o maior dos dinossauros com chifres. Pesava até 5 toneladas e alcançava comprimento de aproximadamente 9 metros. O crânio e o escudo em volta do pescoço mediam mais de 2 metros de comprimento. O chifre na tromba do triceratope era curto e grosso. O corpo maciço era sustentado por quatro patas robustas, que se assemelhavam às de um elefante. As pernas traseiras eram mais compridas que as dianteiras. O triceratope tinha uma cauda razoavelmente curta e grossa.



Comportamento


O triceratope era um animal vegetariano de movimentos lentos. O escudo no pescoço agia como proteção contra inimigos como o tiranossauro. O triceratope também usava os longos chifres para se defender e lutar contra os rivais machos. Os triceratopes viviam e viajavam juntos, em grupos. Os adultos possivelmente protegiam os filhotes formando um círculo em volta deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário