quinta-feira, 1 de outubro de 2020

compsognato

O compsognato era um pequeno dinossaurocarnívoro. É o único membro da famíliaCompsognathidae, que pertence à família dos saurisquianos. O compsognato foi um dos menores dinossauros, de tamanho não superior a uma galinha. Tinha uma estrutura similar à do arqueópterix, o primeiro pássaro conhecido.

Quando e onde viveu o compsognato

Este dinossauro viveu na Europa durante o período Jurássico, cerca de 144 a 163 milhões de anos atrás.

Características físicas

O compsognato poderia ter alcançado um comprimento de 0,6 a 0,9 metro na idade adulta. Devido à leveza de seus ossos pesava somente 3,6 kilos. A cauda longa ajudava o dinossauro a se balançar. Tinha um pescoço longo e flexível. A cabeça era esbelta e muito leve devido a grandes áreas abertas, chamadas cavidades pneumáticas, no crânio. Na sua boca tinha muitos pequenos dentes afiados, por isso o nome compsognato, que significa "queixo bonito".
O compsognato ficava de pé e caminhava sobre duas patas. Seus braços eram curtos e finos, e as mãos tinham dois dedos com garras afiadas. As pernas, frágeis como as de um pássaro, eram longas em relação ao corpo; cada pé tinha três dedos com garras e um dedo pequeno em cima e por trás do tornozelo. Com as pernas longas e o corpo leve, o compsognato devia alcançar facilmente uma presa rápida.

Comportamento


A primeira evidência fóssil do compsognato foi um esqueleto praticamente completo descoberto na Baviera, no sul da Alemanha, em 1850. Um esqueleto maior, também intacto, foi descoberto perto de Nice, no sul da França em 1972. Os restos de um jovem Bavarisaurus, um tipo de lagarto veloz e pequeno, foram encontrados na cavidade do estômago do primeiro esqueleto, o que comprova a velocidade e a agilidade do compsognato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário