quarta-feira, 2 de setembro de 2020

braquiossauro

Um dos dinossauros mais altos que já existiram, o braquiossauro tinha um pescoço extremamente longo. O seu nome quer dizer “lagarto braço”, em grego. Os cientistas lhe deram esse nome por causa de suas longas patas dianteiras (os tais “braços”). O braquiossauro pertence ao grupo dos dinossauros conhecidos como saurópodes. Esses animais, além de ter pescoço longo, comiam plantas e tinham corpo gigantesco, com quatro patas que pareciam pilares.

Quando e onde viveu o braquiossauro

Os braquiossauros viveram há cerca de 150 ou 130 milhões de anos. Restos deles foram encontrados na Europa, na África e na América do Norte. Eles viviam em áreas com muitas plantas, especialmente árvores muito altas.

Características físicas

Um braquiossauro podia medir mais de 23 metros de comprimento e pesar mais de 80 toneladas. De altura, ou seja, de sua cabeça até o chão, ele tinha cerca de 12 metros. As características mais marcantes desse dinossauro eram as costas em declive e o pescoço longo. Suas patas dianteiras eram mais longas que as traseiras. O rabo era relativamente pequeno e a cabeça, também pequena, tinha forma de cúpula. O braquiossauro possuía um focinho achatado e dezenas de dentes longos e afiados em forma de lápis.

Comportamento


O braquiossauro vivia e viajava em bando. Os cientistas acreditam que ele podia se deslocar a uma velocidade de 19 a 31 quilômetros por hora. Seu tamanho e peso, assim como as garras afiadas nos pés, o protegiam dos dinossauros carnívoros. Graças à sua estatura, o braquiossauro podia avistar os inimigos a quilômetros de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário