quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Anquilossauro

O dinossauro de couraça conhecido como anquilossauro tinha, na ponta da cauda, uma espécie de porrete grande, constituído de ossos. Pertencia a uma família de dinossauros herbívoros que andava sobre quatro patas e era protegida por uma pesada carapaça. Seu nome também é conhecido pela variante “ancilossauro”.


Quando e onde viveu o anquilossauro

O anquilossauro viveu entre 70 e 65,5 milhões de anos atrás. Muitos fósseis foram achados na América do Norte (no Canadá e nos estados de Montana e Wyoming, nos Estados Unidos). Ele habitou áreas que eram ricas em vegetação, quase sempre próximas a lagos e rios.

Características físicas

O anquilossauro podia medir até 10 metros de comprimento por 1,2 metro de altura e pesava mais de 4 toneladas. Tinha o corpo inteiramente coberto por placas ósseas. A cabeça era larga e pequena, as mandíbulas tinham pouca força e os pés eram largos. As duas patas traseiras eram mais longas que as dianteiras.

Comportamento

O anquilossauro se alimentava de plantas rasteiras e arbustos. Movimentava-se com lentidão. Para se proteger, só contava com a armadura óssea que lhe cobria o corpo. Como a maioria dos dinossauros, era ovíparo – ou seja, se reproduzia botando ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário